A pele e o adolescente

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Rate this post

adolescente

Ser adolescente é viver um período de transição entre criança e adulto, sentir-se bem e confortável com seu corpo e sua Pele, pois a autoestima é o eixo da formação da identidade.

Vivenciar novas experiências, reformular a ideia que tem a respeito de si mesmo e transformar sua auto- imagem infantil, é viver entre o “ser e não ser”.

Acredita-se que não exista uma adolescência, mas sim várias adolescências, em razão da dinâmica político-social em que se inserem os adolescentes.

Como a aparência física é essencial na vida dos adolescentes, as afecções cutâneas não somente ocasionam problemas físicos, mas também são responsáveis por disfunções psíquicas que comprometem a qualidade de vida. Algumas doenças da pele, como a acne são suficientemente graves para os jovens podendo causar depressão.

A prevalência das afecções cutâneas dos adolescentes é elevada nos países desenvolvidos e em desenvolvimento (OMS, 2005). Em geral, elas estão relacionadas à eclosão hormonal, às atividades esportivas, à hereditariedade e às lesões auto infligidas.

Em geral, a acne tem início na adolescência e, incluindo as diversas formas, pode acometer 90% dos adolescentes. É a dermatose mais frequente da adolescência, entretanto, não é limitada a ela, pois, na vida adulta, os homens e as mulheres podem apresentar acne vulgar. O principal objetivo do tratamento da acne é prevenir as cicatrizes e os danos emocionais permanentes, que perpetuam a exclusão social do indivíduo. O tratamento deve ser dirigido aos fatores patogênicos envolvidos. A terapêutica pode ser tópica ou sistêmica, dependendo da intensidade do quadro clínico. A terapêutica tópica é indicada nas formas simples (graus I e II) e a sistêmica nas formas inflamatórias (graus II e IV).

A avaliação clínica é necessária, pois o profissional irá orientar o paciente quanto a higienização do local acometido pela acne, pois há fatores relacionados ao desenvolvimento de colonização do folículo piloso pelo Propionibacterim acnes: o fenômeno central do desenvolvimento da acne é a obstrução do folículo piloso.

Uma ótima indicação é a higienização do local, descongestionando, realizando nas lesões permitidas extrações do comedão fechado (mílio) e do comedão aberto (“cravo”), com centro escuro atribuído à oxidação dos ácidos graxos e à deposição de pigmento melânico. A esteticista especialista em cuidar e orientar com segurança tanto o procedimento em consultório e os cuidados básicos em casa ao paciente, assim durante o período de tratamento o paciente sentirá confiante e atencioso para que as lesões não se agravem e o processo inflamatório não seja potencializado.

Saiba mais

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

17 + catorze =